Como medir os resultados do design?
As marcas têm se mostrado cada vez mais interessadas no que o design tem a oferecer. Na comunicação, no produto, na experiência de consumo e em todos os pontos de contato, o pensamento de design é um fator fundamental para os negócios. Mas como mensurar a força de toda essa contribuição?
Na 13ª edição da Pororoca, Ana Paula Moraes, professora nos cursos de dados da TERA que já atuou em empresas como Ana Couto, Saffron, Microsoft e LATAM Airlines, bateu um papo com a gente sobre como buscar, obter e analisar os resultados e os impactos positivos dos projetos de design.
- Themas
Um resumo do que rolou
Design e performance
Empresas que implementam a cultura do design ao negócio apresentam melhores resultados, chegando a dobrar suas receitas. (Fonte: McKinsey Design)
Mas como demonstrar esse valor de forma efetiva?
Cada desafio de negócio vai exigir um conjunto de métricas diferente. Uma boa dica é seguir os passos a seguir:
1. Determine o que e o porquê medir.
2. Encontre o impacto da pesquisa para o negócio.
3. Quais métricas seu cliente reconhece como sucesso?
4. Apresente a validação da percepção de valor.
Tudo pode ser medido
Medidas quantificáveis ou classificáveis podem ser usadas para rastrear e avaliar o status de um processo específico.
- Quantitativa
Envolvem números e estatísticas, oferecem precisão, porém, menos insights.
ex: tempo de permanência, alcance (nº visualizações) e cliques. - Qualitativa
Fogem à lógica numérica, e por esse motivo sua interpretação se torna desafiadora.
ex: status de relacionamento, gênero, polarização de menções.
Seja um detetive
Nem sempre o cliente conseguirá colaborar com informações. Nesse caso é possível investigar e extrair informações em fontes públicas como no próprio site do cliente, relatórios e releases, matérias e entrevistas, redes sociais, prêmios e rankings ou sendo um cliente oculto.
Fuja do óbvio
Quando medimos a percepção de uma marca a correlação com os dados não é direta. Precisamos mapear um ecossistema de métricas e usar a criatividade para criar relações estratégicas que apresentem valor para o projeto.
Assista agora
Other
Pororocas
Como é trampar fora do Brasil?
15.12.2020 - 14ª Edtion with Gabi Namie, Sam ProfetaExpandir os horizontes e morar em outro país nem sempre é fácil. Muito além da adaptação ao idioma e aos costumes, o impacto para um designer pode ser ainda mais intenso, já que a cultura e os códigos construídos a partir dela são instrumentos para o nosso trabalho.O que alimenta seu repertório?
13.10.2020 - 12ª Edtion with Leopoldo LealA criação é (também) processo de pesquisa, e nem só de Behance vive um designer gráfico. A arte, a educação e a cultura são ferramentas na evolução das técnicas e do olhar. Na 12ª edição da Pororoca, Leopoldo Leal, doutor em design e arquitetura