O que alimenta seu repertório?
A criação é (também) processo de pesquisa, e nem só de Behance vive um designer gráfico. A arte, a educação e a cultura são ferramentas na evolução das técnicas e do olhar.
Na 12ª edição da Pororoca, Leopoldo Leal, doutor em design e arquitetura pela FAUUSP, bateu um papo com a gente sobre a importância da busca pelo conhecimento e da experimentação nos processos de design.
- Temas
Um resumo do que rolou
Fazer é aprender
Mais que conhecimento técnico, o design é uma disciplina prática: só se aprende fazendo.
Inspiração x experimentação
Reduzir o processo criativo a um momento isolado e mágico, como uma lâmpada que se acende, é uma noção romântica e limitada. A criação é um exercício constante e muitas vezes caótico.
Imitar pode ser um bom começo
Encontrar referências e tentar entendê-las pode ser um caminho interessante para desenvolver linguagem e repertório próprios.
É como andar de bicicleta
A repetição de uma prática leva os nossos projetos a outro nível. Porém, esteja atento(a) para não automatizar esse processo: experimente e reinvente o uso das ferramentas e recursos.
Invista em projetos pessoais
O hábito de explorar suas competências fora do horário comercial pode ser libertador e gerar bagagem para desenvolver os trabalhos do dia a dia, com demandas e prazos determinados.
Autocrítica, crítica e mentoria
A repetição não é garantia de evolução. É preciso exercitar a autocrítica e reconhecer os erros como oportunidades de crescimento. A orientação de um mestre facilita o aprendizado constante e o refinamento das técnicas e do olhar.
Dez anos ou dez mil horas?
A autonomia tem papel fundamental no alcance de um alto desempenho. Um especialista coleciona informações e experiências significativas em seu repertório, podendo recorrer a ele sempre que necessário. Dez anos, ou dez mil horas de prática intensa formam um especialista. E o fator mais importante para tornar-se um é a motivação.
Assista agora
Outras
Pororocas
Como medir os resultados do design?
10.11.2020 - 13ª Edição com Ana Paula MoraesAs marcas têm se mostrado cada vez mais interessadas no que o design tem a oferecer. Na comunicação, no produto, na experiência de consumo e em todos os pontos de contato, o pensamento de design é um fator fundamental para os negócios.Projetos ágeis com times plurais
03.09.2020 - 11ª Edição com Clayton CaetanoComo conduzir, com eficiência, projetos com equipes diversas? Na 11ª edição da Pororoca, Clayton Caetano, design manager do Itaú, contou pra gente como implementou a metodologia “Ágil” no processo de criação de marcas do grupo e como isso aprimorou