A natureza estratégica do design
Mais do que entregas visuais, o design é primariamente estratégia, mas nem sempre esse reconhecimento acontece. Se bem utilizado, pode se tornar uma ferramenta multidisciplinar de inovação para gerar novos negócios, otimizar lucros e resolver demandas nas mais variadas áreas.
Na 10ª edição da Pororoca, Chico Adelano, head de design e inovação na Echos, conversou com a gente sobre a natureza estratégica do design.
- Temas
Um resumo do que rolou
Muito mais que entregadores de PDFs
A entrega do design não é sobre coisas tangíveis. Planejamos o efeito que as coisas causam nas pessoas. É sobre as dinâmicas humanas, e não as coisas em si.
O papel especulativo do design
situações existentes + design = situações preferíveis. O que nos permite pensar novas realidades e provocar discussões sociais.
A real profundidade do design
O design é uma maneira de pensar capaz de projetar impactos que entregam valores sejam estéticos ou monetários. É nosso papel promover essa conscientização.
Falando a língua do seu cliente
Se entregamos valores, precisamos garantir que sejam percebidos. É importante trazer parâmetros de negócios para os projetos: lucratividade, redução de riscos… reconheça-os e implemente-os à sua estratégia para gerar significado.
Capital x significado
O mundo caminha em direção a uma mudança de lógica cada vez mais distante do capital e mais próxima do significado. Momento ideal para que as marcas estejam abertas a inovar e criar novas formas de se relacionar com as pessoas.
Assista agora
Outras
Pororocas
Projetos ágeis com times plurais
03.09.2020 - 11ª Edição com Clayton CaetanoComo conduzir, com eficiência, projetos com equipes diversas? Na 11ª edição da Pororoca, Clayton Caetano, design manager do Itaú, contou pra gente como implementou a metodologia “Ágil” no processo de criação de marcas do grupo e como isso aprimorouO que vem depois da entrega?
23.06.2020 - 9ª Edição com Thais FonsecaMuito se engana quem entende a entrega de uma identidade como o ponto de chegada. Na realidade ela é a partida de um processo de implementação para que as expressões da marca sejam assimiladas. Como designers, cabe a nós garantir que o cliente absorva