Para além das telas: inspiração no mundo real
É incontestável, o mundo pós pandêmico nos condicionou (ainda mais) a alimentar nosso repertório por meio das telas. Neste cenário, quais estímulos criativos temos deixado passar no offline?
Na 25ª edição da Pororoca, recebemos a Flora de Carvalho, designer, tipógrafa, fundadora do estúdio Toda Oficina e da Revista Recorte para um bate-papo descontraído, cheio de boas histórias, referências e dicas sobre a importância de observar o mundo fora da tela.
- Temas
Um resumo do que rolou
A inspiração mora ao lado
A referência que você procura pode estar:
– no seu entorno
– nas suas origens
– na sua comunidade
Arregace as mangas e vá explorar!
Faça no analógico
Experimente criar de outras formas. Deixar de lado as telas e usar papel, caneta, colagens, decalques e tintas é sempre um bom exercício.
Tudo em todo lugar ao mesmo tempo
Você já está sendo bombardeado por tendências de design o tempo todo. Reserve um tempo para pesquisar outras épocas, lugares, realidades.
Confie na sua intuição
Acumulamos tantas vivências que nem sempre as referências serão claras e conscientes, ainda assim o que nos impactou de alguma forma estará ali.
Insight anacrônico
Muita coisa legal foi feita antes da internet sequer existir, por designers e artesãos anônimos ou menos conhecidos. Vá a caça!
Encontre um tema que desperte seu interesse e dedique-se a pesquisá-lo com profundidade
Os estímulos cotidianos são tantos que dificilmente nos debruçamos sobre as coisas, mesmo as que nos tocam. Reveja isso!
Scrollar não é o bastante
Algoritmos perpetuam uma história do design ocidental branca, heterossexual, cis. Para construir um banco de referências diverso é preciso mais que rolar a tela dos apps. Pesquise, leia, ouça o que pessoas diferentes de você têm a dizer.
Valorize o capital cultural na história de cada pessoa! 😉
Outras
Pororocas
O que as palavras da marca têm a dizer?
13.10.2022 - 24ª Edição com Felipe ValérioNaming, tom de voz, tagline, manifesto. Seja qual for o uso da palavra, tudo constrói a expressão da marca. Do nome ao “quem somos”, passando por aquele texto minúsculo no cantinho do app, tudo é linguagem. E se está dito é porque tinha algo a dizer.