Accessibility and branding: building value for brands and people
In the 22nd edition of Pororoca, Jader Rosa, designer, master in multimedia and manager of the Itaú Cultural Observatory, had a chat with us about the changes in cultural habits drive.In the 22nd edition of Pororoca, Jader Rosa, designer, master in multimedia and manager of the Itaú Cultural Observatory, had a chat with us about the changes in cultural habits drive.
- Themas
Um resumo do que rolou
Lar, doce lar?
Nada mudou tanto durante a pandemia quanto o significado de “morar”. Depois de vivenciar essa experiência de “mini-nação” dentro de casa durante a pandemia, certamente a nossa relação com o morar jamais será a mesma. Enquanto nossas casas seguem diminuindo nas grandes cidades, as atividades que realizamos dentro delas se diversificaram, nos trazendo novos desafios e demandas variadas.
Outros conceitos que ressignificamos:
Como num reino, nossa porta de entrada passou a ser uma fronteira, com severos protocolos de controle.
Nos descobrimos muito mais capazes e autônomos do que imaginávamos, buscando e implementando novos saberes.
Pudemos observar mudanças radicais no comportamento do consumidor, acelerando o crescimento do e-comerce em nível mundial.
Navegar é preciso, desplugar também é preciso
Saber quando parar ou começar a trabalhar torna-se algo menos definido quando não existe mais o espaço físico para onde ir, o traslado, o ponto, o expediente.
A casa pós covid-19 ganhou um cômodo a mais: a tela. Quando a tela está ligada, a casa deixa de ser só nossa e passa a pertencer ao mundo. Se a tela nunca desligar, perderemos para sempre nosso espaço de intimidade.
A adaptação ao trabalho remoto
– Pesquisa da CCN aponta que 42% das pessoas preferem o modelo
híbrido de trabalho.– Pessoas mais jovens sentem mais falta da rotina de interações
presenciais no ambiente de trabalho, por isso, preferem o modelo
presencial.– A formalização das relações, que no virtual tendem a tornar-se mais
objetivas, e a redução de suas sutilezas é uma queixa comum entre
lideranças e equipes.– A falta de intimidade criativa e a dificuldade de construir cultura
distantes de um espaço físico são alguns dos desafios que o modelo
remoto proporciona às agências e estúdios de design.O certo é que o futuro será híbrido
– Maior participação na vida familiar;
– A adequação do trabalho à outras atividades domésticas;
– A gestão de tempo livre para atividades pessoais;
– A ausência da locomoção diária até o trabalho;
– E o maior foco e concentração.
“A casa era o lugar onde nós saíamos do mundo, de repente a casa se tornou o local onde a gente fica e acessa o mundo.”
“A grande renúncia”
Nos EUA, mensalmente, cerca de 4 milhões de pessoas têm se demitido por serem forçadas a voltar aos seus postos de trabalho. Esse dado aponta que as pessoas já não são as mesmas e suas prioridades também não. O foco mudou e a lógica da hiperprodutividade parece ter perdido força para a qualidade de vida. Esse novo olhar tende a diminuir as disparidades na balança entre empregado e empregador.
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