Discover
AF PaginaSitePororoca 24aEdicao Capa1920x991px copy

O que as palavras da marca têm a dizer?

24ª Edtion_13.10.2022

Naming, tom de voz, tagline, manifesto. Seja qual for o uso da palavra, tudo constrói a expressão da marca. Do nome ao “quem somos”, passando por aquele texto minúsculo no cantinho do app, tudo é linguagem. E se está dito é porque tinha algo a dizer.

Em uma conversa descontraída, cheia de dores e amores, a 24ª edição da Pororoca contou com a expertise de Felipe Valério que trouxe provocações e insights que podem permear o naming e o verbal dentro de um processo de design.

  • Themas
    Creative processes

Um resumo do que rolou

“Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as ideias.”

– Pablo Neruda

Não dá pra falar de naming sem falar da palavra e da relação que temos com elas. Escrevemos antes de qualquer outra habilidade que tenhamos aprimorado no decorrer da vida. Escrever é pra todo mundo.

Naming é começo de conversa, e não a conversa inteira

Toda marca começa com sua estratégia e posicionamento. Sem eles não existe uma tradução clara do rumo que a marca deseja tomar.

Quem disse que narrativa é só um assunto verbal?

Linguagem não é só verbal, não é só texto. Quando unimos o verbal ao visual damos vida e significado para tudo que uma marca deseja ser.

Trazendo o repertório pessoal pra conversa

Todos possuem histórias únicas e diferentes vivências. Trazê-las para a discussão de naming, abraçando essa multiplicidade, torna o processo rico e inclusivo.

“Um pouco de canja de galinha e coragem sempre fazem bem”

Ouse! Fuja de nomes meramente descritivos e explore o não convencional. Um bom exercício é explorar a capacidade de abstração frente aos atributos, características e/ou estratégia do projeto.

Valorize a jornada

Um tom de voz, um nome ou posicionamento verbal, contam uma história que busca engajar e guiar o público por toda a trajetória até o destino final: o conteúdo.

A palavra é livre

Reafirmamos: escrever é para todo mundo! Descubra o poder das palavras no dia a dia, busque experimentar e aventura-se no mundo das palavras. Todos nascemos contadores de história, basta começar.

“O problema é que as palavras têm vida própria”

John Simmons

Other
Pororocas

Click on the tags to explore the edits:
  • 05.04.2023 - 25ª Edtion with Flora de Carvalho
    Na 25ª edição da Pororoca, recebemos a Flora de Carvalho, designer, tipógrafa, fundadora do estúdio Toda Oficina e da Revista Recorte para um bate-papo descontraído, cheio de boas histórias, referências e dicas sobre a importância de observar o mundo fora da tela
  • 02.12.2021 - 23ª Edtion with 
    Na 23ª edição da Pororoca, Barão Di Sarno, designer, sócio-fundador da Questtonó e vice-presidente do Instituto A Cidade Precisa de Você, nos trouxe algumas provocações sobre as novas dinâmicas de trabalho e seus impactos nas equipes de design e nas cidades.