O que as palavras da marca têm a dizer?
Naming, tom de voz, tagline, manifesto. Seja qual for o uso da palavra, tudo constrói a expressão da marca. Do nome ao “quem somos”, passando por aquele texto minúsculo no cantinho do app, tudo é linguagem. E se está dito é porque tinha algo a dizer.
Em uma conversa descontraída, cheia de dores e amores, a 24ª edição da Pororoca contou com a expertise de Felipe Valério que trouxe provocações e insights que podem permear o naming e o verbal dentro de um processo de design.
- Themas
Um resumo do que rolou
“Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as ideias.”
– Pablo Neruda
Não dá pra falar de naming sem falar da palavra e da relação que temos com elas. Escrevemos antes de qualquer outra habilidade que tenhamos aprimorado no decorrer da vida. Escrever é pra todo mundo.
Naming é começo de conversa, e não a conversa inteira
Toda marca começa com sua estratégia e posicionamento. Sem eles não existe uma tradução clara do rumo que a marca deseja tomar.
Quem disse que narrativa é só um assunto verbal?
Linguagem não é só verbal, não é só texto. Quando unimos o verbal ao visual damos vida e significado para tudo que uma marca deseja ser.
Trazendo o repertório pessoal pra conversa
Todos possuem histórias únicas e diferentes vivências. Trazê-las para a discussão de naming, abraçando essa multiplicidade, torna o processo rico e inclusivo.
“Um pouco de canja de galinha e coragem sempre fazem bem”
Ouse! Fuja de nomes meramente descritivos e explore o não convencional. Um bom exercício é explorar a capacidade de abstração frente aos atributos, características e/ou estratégia do projeto.
Valorize a jornada
Um tom de voz, um nome ou posicionamento verbal, contam uma história que busca engajar e guiar o público por toda a trajetória até o destino final: o conteúdo.
A palavra é livre
Reafirmamos: escrever é para todo mundo! Descubra o poder das palavras no dia a dia, busque experimentar e aventura-se no mundo das palavras. Todos nascemos contadores de história, basta começar.
“O problema é que as palavras têm vida própria”
– John Simmons
Other
Pororocas
Para além das telas: inspiração no mundo real
05.04.2023 - 25ª Edtion with Flora de CarvalhoNa 25ª edição da Pororoca, recebemos a Flora de Carvalho, designer, tipógrafa, fundadora do estúdio Toda Oficina e da Revista Recorte para um bate-papo descontraído, cheio de boas histórias, referências e dicas sobre a importância de observar o mundo fora da telaO design e o futuro do trabalho pós COVID-19
02.12.2021 - 23ª Edtion withNa 23ª edição da Pororoca, Barão Di Sarno, designer, sócio-fundador da Questtonó e vice-presidente do Instituto A Cidade Precisa de Você, nos trouxe algumas provocações sobre as novas dinâmicas de trabalho e seus impactos nas equipes de design e nas cidades.