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Hábitos cultur@is: comportamento digital e design em tempos pandêmicos

22ª Edição_23.09.2021

As restrições impostas pelo momento que enfrentamos mudaram a maneira que interagimos com o mundo. As atividades culturais, assim como outras tantas, migraram para as telas. Surpreendentemente, essa movimentação parece ter sido acompanhada de um maior interesse por esses conteúdos. O que essa mudança de hábitos sugere? Quais predições as pesquisas nos apontam? Quais são os impactos desse fluxo para o mercado do design?

Na 22ª edição da Pororoca, Jader Rosa, designer, mestre em multimeios e gerente do Observatório Itaú Cultural, bateu um papo conosco sobre as mudanças de hábitos culturais impulsionadas pela Covid-19, trazendo dados e indicadores.

  • Temas
    CarreiraGestão de MarcaIdentidade VisualImpactos do DesignProcessos CriativosSociedade

Um resumo do que rolou

Nessa edição da Pororoca, Jader Rosa nos apresenta os dados da pesquisa “Hábitos Culturais II”, realizada pelo Itaú Cultural, em parceria com a DataFolha.

comquemfalamos
Objetivos

Obter informações sobre os hábitos culturais da população, pós-pandemia da Covid-19.

 

Perfil dos entrevistados

– 2.276 entrevistas;

– Média de 38 anos de idade;

  • 15% norte e centro-oeste, 26% no nordeste, 43% no sudeste, 16% no sul.

  • 28% A/B 45% C 27% D/E

  • 66% Trabalha, 21% Têm nível superior. 18% tiveram covid-19, 5% em 2020

Acesso a internet

76% dos entrevistados acessam a internet diariamente.
Crescimento de 5 pontos percentuais em relação a 2020.

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Atividades realizadas durante a pandemia 

Ouvir música, filmes e séries, jogos eletrônicos são as atividades que se mantiveram em alta desde o início da pandemia.

Música: aumento de 74% (2019) → 79% (2020)

Filmes e séries: aumento de 68% (2019) → 75% (2020)

Jogos eletrônicos: aumento de 32% (2019)  43% (2020)

Apresentações artísticas (música, teatro, dança): 20% (2019) → 40% (2020)

Webinars:  30% (2019)  23% (2020) [Essa queda pode ser interpretada como um indicativo de cansaço]

Média de 80% afirmam ter adquirido o hábito de consumir cultural de forma digital e pretendem mantê-lo.

“O hibridismo está posto e precisaremos incluí-lo cada vez mais nos nossos projetos.”
Efeito das atividades on-line

57% afirmam que seu interesse por atividades culturais on-line aumentou.

72% afirmam que a disponibilização do conteúdo on-line durante a pandemia permitiu que tivessem acesso a atividades culturais que, de outra forma não teriam.

 

Razões de escolher realizar a atividade presencial se for disponibilizada simultaneamente on-line

 

  • Assistir presencial:

    Contato pessoal 37%

    Mais emoção de assistir presencial 13%

    Para sair da frente do computador 10%

  • Assistir on-line:

    Comodidade, flexibilidade de horário 25%

    Segurança (física e saúde) 13%

    Localização, para evitar deslocamentos 11%

Problemas sobre saúde mental

36% dos entrevistados relataram problemas de saúde mental com algum morador em sua casa nos últimos 6 meses.

63% informam que a pessoa com problema de saúde mental procurou tratamento.

Efeito das atividades culturais on-line

44% Melhorou sua qualidade de vida

48% Diminuiu o estresse e a ansiedade

55% Melhorou seu relacionamento com as outras pessoas da casa

57% Seu interesse por atividades culturais on-line aumentou

72% A disponibilização de conteúdo on-line durante a pandemia permitiu que tivesse acesso a atividades culturais que, de outra forma eu não teria

49% Diminuiu a sensação de solidão

51% Diminuiu a sensação de tristeza

Cursos on-line

32% dos entrevistados realizaram cursos livres. Desse montante, 35% fizeram cursos síncronos, 45% assíncronos e 37% autoformativos. Maior adesão entre entrevistados entre 25 a 34 anos.

Motivação para fazer cursos on-line

43% Ampliação de conhecimento / repertório

41% Qualificação profissional

Temas dos cursos on-line

33% Desenvolvimento pessoal

24% Computação

22% Línguas

Plataformas mais utilizada para fazer curso on-line

37% notebook

36% celular

22% computador de mesa

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