Descubra
AF PaginaSitePororoca 15aEdicao Capa1920x991px

Projetando o futuro que queremos

15ª Edição_11.02.2021

Após décadas imaginando distopias, de Mad Max a Black Mirror, a humanidade se vê imersa em uma realidade digna de produções hollywoodianas. O que era ficção se tornou real. Diante desse quadro, o que surge como promessa de futuro? Nós, como designers, artistas, escritores, arquitetos, formamos as vanguardas que apontam novas possibilidades de existir, imaginando e imaginar novos mundos. E agora, em meio a uma distopia, é hora de criarmos uma nova utopia!

Na 15ª edição da #PororocaMegalo, estreamos o ano com a convidada Coral Michelin, designer ecossistêmica e doutoranda em Design (UAM), que nos propôs o exercício de pensar juntos novas possibilidades de futuro.

  • Temas
    Impactos do DesignSociedade

Um resumo do que rolou

03IGTV CONTEUDO 2
Imaginem o futuro daqui 20 anos…

Uma nuvem de palavras vinda de pessoas criativas, geralmente traz mais positividade, mesmo assim enxergamos   com algum ceticismo o futuro que pode vir pela frente.

E hoje?

O presente não condiz com a imagem que temos do futuro. Como é que pretendemos chegar até lá? Ao longo de  tanto tempo, desejamos  saúde, educação, bem-estar, família, amigos por perto, estabilidade financeira.  O que  tem acontecido para ainda estarmos distantes desse futuro que  vem sendo desejado por tanto tempo?

  • Distopia vs. Utopia

    Pensar em distopias ou qualquer coisa que tenha a ver com catástrofe é super fácil hoje em dia, né? Distopia vem da união de duas partículas de uma palavra do grego  e significa, literalmente, um “lugar ruim”,  uma época, uma comunidade, uma sociedade imaginária, onde se vive de forma precária e sofrida. Já a Utopia, ao contrário do lugar ruim, é um lugar ideal, que não existe no agora, mas que pode ser construído no futuro. A palavra é atribuída a tentativas de construir modelos sócio econômicos melhores que os atuais.

  • O que já foi inspiração?

    Para nós, designers e criadores, um modelo que direcionou muitas das nossas ações e projetos foi o modernismo.  O ideal de progresso, tecnologia, crescimento e experimentação alimentou por anos a nossa imaginação. Como é que a gente consegue imaginar um novo futuro, a partir do momento caótico em que estamos, sabendo que o sonho que nos motivou durante 100 anos (o modernismo) não existe mais? Precisamos criar essa nova imagem. É  este o momento de conseguir olhar pra dentro e buscar quais são os valores que vamos compartilhar  para criar essa nova narrativa, esse lugar onde  vamos querer, efetivamente, chegar.

Assista agora

AF PaginaSitePororoca 15aEdicao ThumbnailVideo1920x1080px

Outras
Pororocas

Clique nas tags para explorar as edições:
  • 11.03.2021 - 16ª Edição com Jair Alves
    A identidade visual, a expressão mais tangível da marca, é classicamente caracterizada pela estabilidade, uniformidade, fácil identificação e reconhecimento. Porém, no contexto atual, cada vez mais observamos identidades flexíveis
  • 15.12.2020 - 14ª Edição com Gabi Namie, Sam Profeta
    Expandir os horizontes e morar em outro país nem sempre é fácil. Muito além da adaptação ao idioma e aos costumes, o impacto para um designer pode ser ainda mais intenso, já que a cultura e os códigos construídos a partir dela são instrumentos para o nosso trabalho.