Descubra

Uma nova marca global

O projeto cultural e educacional SM celebrou 80 anos em 2017. Ele conta com duas áreas de ação totalmente integradas: o trabalho editorial, dedicado ao desenvolvimento de conteúdos e serviços educacionais, e o trabalho social da Fundação SM, que busca melhorar a qualidade da educação nos setores mais desfavorecidos da sociedade.
A SM é hoje um dos mais relevantes grupos editoriais em todos os países em que está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana), e se fortalece a cada ano. A Megalo acompanha essa jornada desde 2008 e por isso assumiu o desafio de renovar a marca da empresa.

 

Desafio do projeto

A editora SM passa por processo de transformação e evolução em seus modelos de negócio para se adaptar a nova realidade do mercado editorial. Muito mais do que produzir conteúdo educacional, a editora pretende se tornar uma empresa de serviços educativos, oferecendo soluções completas para as escolas.
Com esse novo posicionamento, foi necessário atualizar a marca da editora. O objetivo do projeto foi criar um novo símbolo que mantivesse todo o seu legado e, ao mesmo tempo, represente as ambições da SM para o futuro.

 

Solução

Junto ao corpo diretivo das empresas na Espanha, Chile, México e Brasil, identificamos a percepção de marca e visão de futuro do grupo para traduzir esse conceito visualmente. Com o apoio da equipe de design da sede em Madrid, desenvolvemos um símbolo novo que privilegia o movimento e dinamismo, mantendo os principais patrimônios da marca que são a forma quadrada e a cor vermelha.
Esse projeto também envolveu o desenvolvimento da identidade e o manual de linguagem visual que será referência para aplicação global da nova marca da SM.

Arquitetura de MarcaIdentidadeLinguagem de marca
SM Identidade Intro PT
SM Identidade Video Thumbnail
SM Identidade Posters
SM Identidade Identidade
SM Identidade Magazine
SM Identidade AplicacoesLivros
SM Identidade DigitaliPad
SM Identidade Digital
“Queríamos renovar nossa marca para transmitir dinamismo e proximidade com o mundo digital, sem perder os atributos de solidez e paixão pela educação. Com a equipe da Megalo, conseguimos um logo dinâmico, envolvente, fluido e que transmite modernidade.”

Alysson Ribeiro, Diretor Corporativo de Produto SM Madrid

SM Identidade Poster
SM Identidade Frota
SM Identidade ManualLinguagem

Créditos

  • Diretor de Estratégia:

    Rodrigo Deligi

  • Diretor de Design:

    Samuel Oliveira

  • Atendimento:

    Carla Rigoldi

  • Design:

    Paula Fioretti, Samuel Oliveira

  • Pesquisa:

    Eduardo Bonini